Etapas para inscrição de trabalhos:

  • O processo de seleção de trabalhos ocorre em duas etapas. Os autores deverão enviar um resumo expandido à avaliação da comissão científica do evento. Caso este resumo venha a ser aprovado, os autores deverão, posteriormente, enviar um trabalho completo.
  • Os trabalhos comporão Setores Temáticos (ST’s) e deverão estar coerentes com as ementas dos eixos de discussão do evento e apresentar qualidade na discussão das abordagens cultural e humanística na Geografia, além de uma consistente pesquisa que tenha objetivos claros, discussão de método, de procedimentos e uma avaliação dos resultados parciais ou preliminares.
  • O(s) autor(es) deverá(ão) indicar o ST específico, concorrendo para a apresentação oral nas 10 vagas disponíveis em cada setor. Já os trabalhos não selecionados poderão ser indicados para exposição no formato Painel.
  • Cada proponente poderá participar com a inscrição aprovada de apenas um trabalho, na condição de 1º autor; e cada trabalho poderá conter uma equipe de até seis autores, devendo o 1º autor e/ou o responsável pela apresentação estar devidamente inscritos na ocasião do evento;
  • Os participantes interessados poderão figurar na condição de coautores em mais de um trabalho.

Normas para a submissão de resumos expandidos

  • As propostas de comunicação serão submetidas sob a forma de resumo expandido (constituindo a primeira etapa do processo de seleção de trabalhos)
  • Os resumos deverão conter no máximo quatro páginas, formatadas em extensão .doc, .docx ou .pdf, com espaço entrelinhas 1,5, fonte Arial, tamanho 12 e margens 3 cm (esquerda e superior) e 2 cm (direita e inferior)
  • Os resumos expandidos deverão contemplar as seguintes seções: introdução, problematização, metodologia, resultados, bibliografia parcial.

Normas para a submissão de trabalhos completos

Apenas quando aprovados e mediante o pagamento das inscrições (a partir de 03/07/2018), as propostas de artigo poderão ser enviadas no formato trabalho completo, contendo:

  • Máximo de 20 páginas, formatados em Word, com espaço entrelinhas 1 e ½, fonte Arial, tamanho 12 e margens 3 cm (esquerda e superior) e 2 cm (direita e inferior);
  • Resumo com 150 palavras no máximo e quatro palavras-chave
  • Tabelas, figuras, gráficos e fotografias devem ser em preto e branco e inseridos ao final do texto como anexos;
  • Os trabalhos completos deverão ser apresentados com a seguinte estrutura:
  • Título centralizado em negrito e caixa alta;
  • Autores (com titulação) e seus respectivos e-mails, instituições e tipo de vínculo – informações uma abaixo da outra e centralizadas;
  • Resumo do artigo em português, com parágrafo justificado e em espaço entrelinhas simples;
  • Palavras-chave elencadas na mesma linha do item (no máximo de quatro);
  • Compartimentação em subtítulos das partes do texto.
  • Inserção de figuras no corpo do texto, devidamente referenciadas.
  • Correções de escrita em português e traduções em outro idioma, pois qualquer erro contido no texto será de responsabilidade dos mesmos;
  • As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com as normas da ABNT;
  • A Comissão Científica do Colóquio analisará os trabalhos encaminhados procurando observar: a) a qualidade acadêmica do trabalho; b) a pertinência em relação aos eixos temáticos (temáticas dos ST´s) do evento;
  • Os trabalhos serão encaminhados em formato digital via e-mail e/ou site do evento;
  • As avaliações e a seleção dos trabalhos serão divulgadas no site do evento e aos autores via e-mail informado no ato da inscrição;

Normas para a construção dos pôsteres

A inscrição direta de trabalho no formato pôster é facultada a alunos de graduação ou a qualquer interessado. No entanto, os autores cujos trabalhos não forem indicados pelo comitê científico para exposição oral, poderão apresentá-lo no formato pôster.

Os autores contarão com uma área de painel de 0,90m de largura por 1,20m de altura (formato retrato), onde os pôsteres poderão ser afixados no dia da sessão.

O pôster deverá conter basicamente a seguinte sequência: Título; Autores (com as respectivas instituições e e-mail de contato); Introdução (opcional); Objetivos; Material e Métodos; Resultados; Conclusões (opcional); Referências (opcional).

A impressão do pôster deverá ser de boa qualidade de forma que o texto possa ser lido a uma distância mínima de 2 m. Para isso, sugere-se a utilização de letras, com 15 a 20 mm de altura (72 a 85 pt) para os títulos e subtítulos e de 5 a 6 mm de altura (30 a 40 pt) para o texto.

A montagem do pôster no local apropriado deverá ser feita pelos apresentadores no dia indicado na programação das apresentações que será informado posteriormente.

O transporte, fixação e remoção do pôster, no horário definido, ficarão a cargo do autor apresentador do trabalho científico.

O apresentador deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho, durante o período reservado na programação do evento.

Critérios para seleção de trabalhos para os setores de trabalho (ST’s)

A seleção dos trabalhos será realizada pelo comité científico responsável por cada setor temático (ST). Dar-se-á preferência aos trabalhos de pesquisas com resultados preliminares ou já concluídas, provenientes de programas de mestrado e de doutorado. Os trabalhos provenientes de estudos de graduação devem ser aceitos se apresentarem resultados finais.

Para a inscrição de trabalho será seguido um conjunto de normas único, sendo definido a modalidade de apresentação posteriormente, no momento do envio dos aceites.